Durante a cerimônia, o diretor Luiz Bertazzo (em pé) destacou os ganhos da comunidade com o início das operações | Crédito Diogo Brondani
– Hoje, São Gabriel tem 60% de coleta e tratamento do esgotamento sanitário, tudo dentro da tarifa, sem nenhum reequilíbrio de valor desde quando assumimos o serviço, há 10 anos. Inclusive, lá, quando ganhamos a licitação, propomos um diferencial de 15% abaixo da antiga tarifa. Atualmente, esse número ultrapassa os 25% de redução. Tratamos o cliente como cliente, com respeito e com compromisso com a comunidade – destaca o diretor.
Segundo Bertazzo, ao longo de 10 anos, foram feitos investimento de R$ 74 milhões em saneamento na cidade, o que está entre os mais altos investimentos per capita do Estado.
– Nesse sentido, seguiremos caminhando para ter, em 2024, o novo marco do saneamento. São Gabriel passa ser modelo de gestão dos serviços de água e esgoto para o Estado inteiro, pois 100% dos domicílios gabrielense contam com nosso abastecimento de água. Em dois anos, teremos 90% cobertura do esgotamento – complementa.
AUTORIDADES
O Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, esteve presente na ocasião e salientou a importância da nova ETE para a população local.
– É uma planta que consome muito pouco energia e tem uma capacidade de tratamento de mais de 100 litros por segundo, um número muito relevante. Os investimentos em saneamento básico garantem a preservação do meio ambiente, a melhoria das condições de saúde e mais qualidade de vida para a população – ressaltou o ministro.
Para o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, o município alcança outro patamar a partir da operação da ETE Vacacaí.
– A realidade de São Gabriel vem mudando nos últimos anos, desde que a empresa São Gabriel Saneamento vem fazendo investimentos, tanto na área de fornecimento de água quanto nas obras da rede coletora de esgoto. Isso coloca o município na vanguarda para o Estado e o país, além de proporcionar ganhos incalculáveis tanto na área da saúde quanto ambientais, trazendo desenvolvimento sustentável, o que envolve tanto a parte econômica e financeira quanto social. É uma data histórica para São Gabriel – comentou o chefe do Executivo.
OPERACIONAL
A água com dejetos que chega até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) passa por todo um processo de descontaminação para que seja devolvida sem poluentes ao Rio Vacacaí. Com um investimento de R$ 23 milhões na construção da unidade, a ETE atende todos os requisitos ambientais e conta com um moderno e tecnológico sistema de operação, onde os técnicos controlam tudo por um sistema informatizado de monitoramento. A estrutura da estação utiliza aço inox, que tem durabilidade maior do que o concreto. A estação tem capacidade de tratamento de 108 litros por segundo e está localizada em uma área de 1 hectare no bairro Menino Jesus, Zona Norte da cidade. Ao todo, são 145 colaboradores, sendo grande parte oriundos no próprio município.