Saneamento: município de São Gabriel conta com nova Estação de Tratamento de Esgoto

Maria

Saneamento: município de São Gabriel conta com nova Estação de Tratamento de Esgoto
Um grande avanço para a saúde pública da comunidade gabrielense e uma importante conquista em inovação e tecnologia para o município. Assim pode ser definida a inauguração da nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vacacaí, em São Gabriel, que permite, a partir de agora, alcançar a marca de mais da metade de esgoto coletado e tratado. Um aumento de 47% desde que a São Gabriel Saneamento assinou o contrato de concessão para entregar o saneamento básico no município até 2042. A cerimônia de inauguração do empreendimento ocorreu na quinta-feira, dia 2, e contou com a presença de autoridades e convidados. O diretor da unidade, Luiz Antonio de Brito Bertazzo, salientou a nova realidade do saneamento da Terra dos Marechais.

Durante a cerimônia, o diretor Luiz Bertazzo (em pé) destacou os ganhos da comunidade com o início das operações | Crédito Diogo Brondani

– Hoje, São Gabriel tem 60% de coleta e tratamento do esgotamento sanitário, tudo dentro da tarifa, sem nenhum reequilíbrio de valor desde quando assumimos o serviço, há 10 anos. Inclusive, lá, quando ganhamos a licitação, propomos um diferencial de 15% abaixo da antiga tarifa. Atualmente, esse número ultrapassa os 25% de redução. Tratamos o cliente como cliente, com respeito e com compromisso com a comunidade – destaca o diretor.

Segundo Bertazzo, ao longo de 10 anos, foram feitos investimento de R$ 74 milhões em saneamento na cidade, o que está entre os mais altos investimentos per capita do Estado.

– Nesse sentido, seguiremos caminhando para ter, em 2024, o novo marco do saneamento. São Gabriel passa ser modelo de gestão dos serviços de água e esgoto para o Estado inteiro, pois 100% dos domicílios gabrielense contam com nosso abastecimento de água. Em dois anos, teremos 90% cobertura do esgotamento – complementa.

AUTORIDADES

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, esteve presente na ocasião e salientou a importância da nova ETE para a população local.

– É uma planta que consome muito pouco energia e tem uma capacidade de tratamento de mais de 100 litros por segundo, um número muito relevante. Os investimentos em saneamento básico garantem a preservação do meio ambiente, a melhoria das condições de saúde e mais qualidade de vida para a população – ressaltou o ministro.

Para o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, o município alcança outro patamar a partir da operação da ETE Vacacaí.

– A realidade de São Gabriel vem mudando nos últimos anos, desde que a empresa São Gabriel Saneamento vem fazendo investimentos, tanto na área de fornecimento de água quanto nas obras da rede coletora de esgoto. Isso coloca o município na vanguarda para o Estado e o país, além de proporcionar ganhos incalculáveis tanto na área da saúde quanto ambientais, trazendo desenvolvimento sustentável, o que envolve tanto a parte econômica e financeira quanto social. É uma data histórica para São Gabriel – comentou o chefe do Executivo.

OPERACIONAL

A água com dejetos que chega até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) passa por todo um processo de descontaminação para que seja devolvida sem poluentes ao Rio Vacacaí. Com um investimento de R$ 23 milhões na construção da unidade, a ETE atende todos os requisitos ambientais e conta com um moderno e tecnológico sistema de operação, onde os técnicos controlam tudo por um sistema informatizado de monitoramento. A estrutura da estação utiliza aço inox, que tem durabilidade maior do que o concreto. A estação tem capacidade de tratamento de 108 litros por segundo e está localizada em uma área de 1 hectare no bairro Menino Jesus, Zona Norte da cidade. Ao todo, são 145 colaboradores, sendo grande parte oriundos no próprio município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: devedores têm de quitar multas para concorrer Anterior

Jaqueline Silveira: devedores têm de quitar multas para concorrer

“Bergacida” produzido por estudantes do Ensino Médio é capaz de conter o mosquito da dengue Próximo

“Bergacida” produzido por estudantes do Ensino Médio é capaz de conter o mosquito da dengue

Geral